O sucesso de uma cirurgia
O sucesso de uma cirurgia plástica não se faz apenas durante a operação. Existem muitos cuidados que podem aumentar as chances de êxito do procedimento, tanto para o pré como para o pós-operatório.
Alimentação: É fundamental o paciente estar bem nutrido, pois a anemia e a falta de nutrientes como vitaminas A, B, C, K, zinco, cobre e ferro podem prejudicar a cicatrização e até causar sangramentos. Carne e verduras escuras são excelentes fontes de ferro. A alimentação equilibrada deve ser iniciada meses antes da cirurgia.
O cigarro é catastrófico! É o maior inimigo da cirurgia plástica, ele influencia negativamente praticamente todos as etapas da cirurgia. A nicotina provoca contração dos vasos, piorando a circulação. As mais de 4000 toxinas presentes no cigarro prejudicam a oxigenação do sangue num momento em que seu corpo e tecidos mais precisam de oxigênio e nutrientes, aumentando significativamente a possibilidade de necrose (morte do tecido). Outro fator agravante é o aumento do risco de trombose venosa e embolia pulmonar. O tabagismo deve ser evitado ao máximo e interrompido 30 dias antes do procedimento a 30 dias depois.
Anticoagulantes: Medicamentos derivados do AAS, como aspirina e todos aqueles contraindicados em casos de suspeita de dengue, prejudicam a coagulação aumentando os riscos de sangramentos e hematomas. Outros medicamentos à base de vasodilatadores (gincobiloba, outros) também devem ser evitados.
Os anticoncepcionais hormonais aumentam os riscos de trombose e embolia pulmonar, e devem ser interrompidos por não menos que 30 dias antes da cirurgia e até 21 dias depois.
Hidratar a pele de preferência 2x ao dia, principalmente nas áreas que serão operadas. A hidratação constante ajuda a prevenir a formação de estrias.
Evitar ambientes quentes até 21 dias após o procedimento.
Evitar exposição ao sol em até 45 dias após a cirurgia. O sol aumenta o inchaço, facilita sangramentos e surgimento de manchas na pele, principalmente nos casos em que houver manchas roxas ou amareladas, além de escurecer de forma permanente as cicatrizes.
A drenagem quando indicada é uma grande aliada da cirurgia plástica, ela diminui o edema, acelera o desaparecimento das manchas, acelera o desaparecimento das dores, diminui a fibrose, facilita e acelera a cicatrização otimizando os resultados.
As malhas compressivas além de minimizar o “inchaço”, contribuem para a aderência e uniformização da pele, atuando de forma complementar às drenagens.
Evitar exercícios e movimentações que forcem ou estiquem a cicatriz. Toda cicatriz recente pode se alargar quando submetida a tensão. Normalmente a cicatriz leva 45 dias para ter uma força razoável.
Cumprir todas as orientações do cirurgião parece ser óbvio, mas infelizmente isso nem sempre é seguido. A certeza de estar bem, sem dores e ter o pensamento “minha cicatrização é ótima!” podem ser verdadeiras armadilhas.
Em caso de dúvidas, sempre entre em contato com a nossa equipe.